Contabilistas terão curso sobre IR/2024 em Campo Mourão

A professora Viviane Krein ministra o curso presencial “Imposto de Renda 2024” na segunda-feira (8/4), a partir das 8h30min, em Campo Mourão. Terá oito horas de duração (das 8h30min às 17h30min, com intervalo para o almoço) e vai acontecer no Auditório Marta Kaiser, da Associação Comercial e Industrial (Acicam).

As vagas são limitadas e o treinamento, que faz parte do projeto “Rota de Cursos”, desenvolvido pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), é destinado a contabilistas e técnicos em contabilidade que atuam em Campo Mourão e na região. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (44) 99817 4543 ou pelo e-mail secretaria@sinconcam.com.br.

A realização da capacitação na cidade é resultado de parceria que o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam) firmou com a entidade estadual. Para associados do SinConCam, a taxa de inscrição é diferenciada.

Novidades

Dentre as principais novidades no IR 2024 está a atualização dos limites de obrigatoriedade para entrega da declaração. O limite para rendimentos tributáveis subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90. “A lei 14.663/2023 mudou a tabela, alguns limites foram alterados. Um deles é o limite de rendimentos tributáveis que não era atualizado desde 2015. São rendimentos tributáveis, o salário, aposentadoria, aluguel, entre outros. Ou seja, se a pessoa recebeu mais que o limite na soma de todo o ano ela está obrigada a apresentar o imposto de renda”, explica José Carlos Fonseca, auditor -fiscal responsável pelo IRPF 2024.

O teto para rendimentos isentos e não tributáveis também mudou. Este ano, ele passou de R$ 40 mil para R$ 200 mil. Em outras palavras muitos contribuintes com determinados tipos de ganhos de capital, como a venda de imóveis, lucros e dividendos recebidos, indenizações por rescisão de contrato de trabalho e outros tipos de receitas, até o limite estabelecido, não precisarão pagar imposto.

Este ano promete marcar um avanço significativo na forma como os contribuintes brasileiros vão prestar contas ao Fisco, com a expectativa de recebimento de aproximadamente 43 milhões de declarações. O acesso ao download dos programas IRPF 2024 e a disponibilização da declaração pré-preenchida já foram liberados.

De acordo com o supervisor do programa do IRPF houve ainda a atualização do limite de obrigatoriedade para bens. “Quem tinha até o final do ano-calendário posse ou propriedade de bens até R$300 mil estava obrigado a declarar o imposto. Este ano esse limite aumentou para R$800 mil. Este valor foi a correção simples da tabela pela inflação do período”, explicou Fonseca.

Outra novidade para 2024 é a ampliação da disponibilidade da declaração pré-preenchida, agora acessível para 75% dos declarantes. Este recurso, que reduz significativamente as chances de erros e o risco de cair na malha fina, promete agilizar o processo de declaração para milhões de brasileiros. A segurança na entrega da declaração do Imposto de Renda foi reforçada pela Receita Federal, que agora requer contas gov.br de níveis ouro ou prata para o acesso aos serviços online.