Natal em Campo Mourão terá também retorno social

Natal em Campo Mourão terá também retorno social

Duzentos jovens participam gratuitamente de oficinas de circo, teatro e dança.

Em 2017, Campo Mourão realizou a melhor programação comemorativa de Natal da história do Município, que mobilizou um público estimado em mais de 100 mil pessoas. A meta para este ano é superar o sucesso alcançado no ano passado, com muitas novidades e a ampliação das ações para os bairros. E os preparativos já começaram.

A nova realidade dos festejos natalinos na cidade é resultado direto da mudança no enfoque dado as tradicionais comemorações – agora transformadas em espetáculo cultural -, mas que apresentam também retorno social, com ações que envolvem jovens matriculados em escolas públicas de vários bairros da cidade.

Uma das atrações da programação do ano passado que teve grande repercussão foi à realização de cortejo natalino em via pública do centro da cidade. Tomaram parte aproximadamente 100 artistas profissionais, carros alegóricos, voluntários e 200 jovens recrutados em quatro colégios da rede estadual, que ao longo de quatro meses participaram de oficinas gratuitas de circo, teatro e dança.

A programação deste ano inclui novamente a realização de cortejos natalinos, mas a expectativa é de que o número de integrantes aumente de 400 para 600 participantes e dois para 10 carros alegóricos, divididos em 30 alas. Muitas outras novidades estão sendo preparadas e os cortejos terão novamente a participação dos estudantes.

Social

Desde o início deste mês de setembro, 200 jovens matriculados no Colégio Estadual Dom Bosco (jardim Lar Paraná), Colégio Estadual Oswaldo Cruz (Jardim Laura),  Colégio Estadual Ivone Castanharo (Jardim  Tropical I) e do Colégio Estadual Unidade Polo (centro) participam semanalmente de oficinas realizadas nas próprias escolas.

São jovens na faixa de 13  a 17 anos que, não fosse o projeto natalino desenvolvido pelo segundo ano consecutivo na cidade, dificilmente teriam a oportunidade de participar destas oficinas. Eles vão compor algumas alas nos cortejos natalinos, onde desfilarão devidamente caracterizados.

“As oficinas tem como objetivo mobilizar e envolver jovens da comunidade, oportunizando a apropriação, envolvimento e o empoderamento destes jovens que passam a fazer parte de forma efetiva deste importante momento”, explica a coordenadora executiva da Associação Sou Arte, Edilaine de Castro. Ela acrescenta ainda: “ As oficinas são desenvolvidas de forma  participativa e vivencial, permitindo a atuação efetiva de todos os participantes no processo educativo sem considerá-los apenas receptores, valorizando  os conhecimentos e experiências dos participantes, envolvendo- os na discussão, identificação e busca de soluções para problemas que emergem de suas vidas cotidianas”, acentua.

À frente do projeto “Campo Mourão – Cidade Natal” está a Associação Sou Arte, em parceria com o Município. Já a viabilização da ação é através da Lei Rouanet/Ministério da Cultura, mediante a captação de recursos junto a empresas.

N.

COLEGIO