Estacionamento rotativo no segundo semestre

Previsão

Estacionamento rotativo no segundo semestre

A previsão da administração municipal de Campo Mourão é que o estacionamento rotativo na área central da cidade esteja implantado e em funcionamento no segundo semestre deste ano. Do processo licitatório aberto pela prefeitura para a exploração do serviço participaram quatro empresas habilitadas: um consórcio formado por duas empresas (uma delas de Campo Mourão e outra de São de Paulo), uma de Joinville (SC), uma de Brasília (DF) e outra de Campinas (SP).

Conforme o edital da licitação, a implantação do estacionamento rotativo será feito em sete etapas. Inicialmente, a empresa vencedora deverá instalar 1.748 vagas. A primeira etapa vai começar pelo quadrilátero central, compreendendo as avenidas Manoel Mendes de Camargo, Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira, entre as ruas Roberto Brzezinski e São José.

As demais etapas serão deliberadas pela Diretoria de Trânsito do município, até chegar a 3.700 vagas, previsto para o ano de 2024. A implantação do estacionamento é uma antiga reivindicação dos empresários e da Associação Comercial e Industrial (Acicam).

Rotativo

O estacionamento rotativo deverá funcionar de segunda à sexta, das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. A tolerância será de 15 minutos. Também está definido valor da tarifa: R$ 1,00 para permanência de 30 minutos, R$ 2,00 para 60 minutos, R$ 3,00 para 90 minutos e R$ 4,00 para 120 minutos. O aviso de irregularidade deverá custar R$ 10,00.

Não estarão sujeitos ao pagamento da tarifa os veículos prestadores de serviços públicos essenciais comprovadamente em serviço de urgência e emergência e os de transporte de carga e descarga de bens e valores bancários; transporte de combustíveis; coleta de lixo, manutenção de emergência em empresas, residências e em vias públicas das redes de energia, telefonia, esgoto sanitário e pluvial e de abastecimento de água; de socorro médico e de incêndio.

De acordo com a prefeitura, a operacionalização do estacionamento rotativo regulamentado em vias e logradouros públicos deverá ser feito através de equipamentos eletrônicos expedidores de comprovantes de tempo de estacionamento, de modo a permitir total controle da arrecadação, aferição imediata de receitas e auditorias permanentes por parte do poder concedente. Deverá fornecer comprovante de pagamento aos usuários.