Abertura da programação de Natal entrou para a história.

Evento teve recorde de público, novidades e foi cercado de emoção

A abertura das comemorações do Natal em Campo Mourão foi marcada por evento realizado na noite de sábado (2/12) que entra para a história do Município como o maior da história do Município no que diz respeito a comemoração natalina. Além de reunir público recorde em eventos de chegada de Papai Noel, a programação incluiu muitas novidades e foi marcada por momentos de visível emoção para crianças, jovens e adultos.

Uma das novidades foi a realização de cortejo pela avenida Irmãos Pereira que teve a participação de mais de 400 figurantes, divididos em 12 alas, além de carros alegóricos. Participaram 200 alunos de escolas públicas que ao longo dos últimos meses participaram de oficinas de circo, teatro e dança para tomar parte da parada natalina. Também participaram cerca de 150 artistas e 40 mamães noelas. A confecção de figurinos para todos os participantes mobilizou um grande número de costureiras e aderecistas.

O cortejo foi encerrado na praça São José, onde milhares de pessoas assistiram a apresentação do espetáculo “É Tempo de Natal!”, apresentado pela Associação Sou Arte. Em seguida aconteceu a chegada do Papai Noel, que recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Tauillo Tezelli. O evento foi encerrado com a distribuição de balas paras as crianças pelo verdadeiro batalhão de mamães noelas.

As praças São José e Getúlio Vargas receberam iluminação especial e decoração natalina, além de Casa do Papai Noel, Presépio, árvores de Natal (uma delas com oito metros de altura), etc.

No próximo dia 21, a partir das 20 horas, o cortejo pela avenida Irmãos Pereira será repetido, com a participação dos mais de 400 integrantes e carros alegóricos. Também será reapresentado o espetáculo “É Tempo de Natal!” no palco da praça São José., antecedido pela apresentação do Coral de Mamães Noelas.

Referência no Paraná

A meta de todos os envolvidos na organização deste Natal em Campo Mourão é realizar a maior comemoração da história do Município. Mas a ação faz parte de um projeto ainda mais ambicioso: tornar Campo Mourão, a médio e longo prazo, referência em comemoração natalina no Paraná. Um dos objetivos é atrair visitantes e assim contribuir para a divulgação da cidade e fortalecimento da economia local.

Para viabilizar a proposta de realizar o melhor Natal de todos os tempos em Campo Mourão, a administração municipal conclamou a Associação Sou Arte a preparar um projeto técnico para a captação de recursos pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura). A proposta foi aprovada e quatro empresas aderiram ao Campo Mourão – Cidade Natal/2017: Coamo Agroindustrial Cooperativa, Paraná Supermercados, Termas de Jurema Resort Hotel e Sanepar. Também a Associação Comercial e Industrial (Acicam), o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam). o Sebrae e o Sesc/Senac apoiam a promoção.

A iniciativa viabilizou as novidades introduzidas este ano no Natal da cidade. De longa data, a comunidade reclamava da decoração no centro da cidade no período de Natal e da programação cultural. Ações para que Campo Mourão volte a ser contemplado com recursos da Lei Rouanet em 2018 já começara a ser desenvolvidas, dentro de consolidar a cidade com referência estadual em comemorações natalinas.