10 de Outubro - Transferência de feriado

10 de Outubro:

Comerciantes e comerciários a favor da transferência de feriado

Uma pesquisa realizada em Campo Mourão pela empresa Ketemar Comunicação e Marketing (de Maringá) apontou que 77,3 por cento dos 360 entrevistados são favoráveis à transferência do feriado do aniversário do Município (10 de outubro) para a segunda-feira seguinte. Para 8,1 por centro dos entrevistados tanto faz e apenas 14,6 por cento votaram para deixar como está.

A empresa foi contratada pela Associação Comercial e Industrial (Acicam) para realizar a pesquisa e o resultado foi apresentado a vereadores, representantes da prefeitura e diretoria da entidade empresarial em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27/9). Em recente audiência pública realizada para discutir projeto de lei que transfere o feriado, em tramitação na Câmara Municipal, foi questionado se havia pesquisa demonstrando que se tratava de uma mudança desejada pela população.

A pesquisa foi realizada no período de 14 a 24 de setembro e a margem de erro máxima é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O trabalho foi estratificado por cotas para obter representatividade real.

Público

Dos entrevistados, 38,8 por cento são empresários e 61,2 por cento são comerciários. A mudança do feriado teve a concordância de 78,2 por cento dos empresários. Para 6,9 por cento tanto faz e 14,9 por cento optaram por deixar como está. Já entre os comerciários, 76,7 por cento concordaram em transferir o feriado e 14,5 por cento em deixar como está. Para 8,8 por cento tanto faz.

Dados oficiais do IBGE nortearam a elaboração da pesquisa, que apresenta também a opinião dos entrevistados por faixa etária, grau de escolaridade e sexo. Foram entrevistados 36,5 por cento de homens e 63,5 por cento de mulheres.

O projeto em tramitação na Câmara de Vereadores prevê a mudança do feriado a partir de 2018. Vários municípios paranaense – inclusive de maior porte – já adotaram a transferência do feriado, que além de favorecer o comércio e a economia, também propicia um feriado prolongado de final de semana.

A apresentação da pesquisa foi feita prelo presidente da Acicam, Paulo César Gomes. Estiveram presentes o vice-prefeito Beto Voidelo; o secretário municipal Carlos Facco e os vereadores Edson Battilani, Edoel Rocha e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano. O vereador Sidnei Jardim enviou uma assessora.