Acicam oferta novo serviço de combate a inadimplência

Acicam oferta novo serviço

de combate a inadimplência

Cob Online é o novo serviço disponibilizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) para atender as cerca de 1.200 empresas associadas no combate a inadimplência. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/6), com o auditório da entidade praticamente lotado, o que evidencia a gravidade do problema da inadimplência enfrentado pelas empresas e a importância da implementação de novas ferramentas para incrementar a recuperação de dívidas.

Na abertura do evento de lançamento falou o presidente da Acicam, Paulo César Gomes, que discorreu sobre os reflexos decorrentes da inadimplência nas empresas e também da mobilização das entidades empresariais na busca de ferramentas eficazes para atender o comércio, a indústria e o setor de prestação de serviços no enfrentamento do problema.

Em seguida falaram os criadores e responsáveis pelo funcionamento do COB Online, que está implantado em 59 entidades empresariais do Paraná e que já começa a ser implantado em outros estados brasileiros. Eles ressaltaram a importância das empresas cadastrarem as suas contas a receber no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), até para evitar que o consumidor inadimplente venha a contrair mais dívidas junto a outras empresas. Explicou também que o Cob Online complementa a atuação do SPC.

Os responsáveis pelo novo serviço ofertado pela Acicam destacaram que, em média, aproximadamente 30 por cento dos débitos inscritos no SPC são quitados em 60 dias. Com o trabalho realizado pelo Cob On line, o pagamento de dívidas inscritas no SPC chega a 57 por cento, em média.

O serviço

O Cob Online existe há cerca de um ano e meio e constitui-se numa plataforma digital desenvolvida para atuar na recuperação da inadimplência das empresas através da mediação das negociações entre o credor (a empresa) e o devedor (o consumidor). Enquanto o SPC impõe limitação de acesso a crédito aos consumidores devedores, o novo serviço atua diretamente na cobrança das dívidas. Três empresas especializadas em cobrança executam o serviço.

A empresa que aciona o Cob Online para o recebimento de dívida inscrita no SPC só paga pelo serviço de cobrança se o consumidor inadimplente regularizar a pendência. Já a empresa pode acompanhar online os procedimentos adotados para o recebimento e a situação da dívida em cobrança.

Além de ofertar uma série de serviços de apoio direto as cerca de 1.200 empresas associadas, a Acicam também disponibiliza parcerias na área da Saúde (Unimed e Acicam Mais Saúde), faz certificação digital, oferece vale refeição/alimentação, sedia o escritório regional da Junta Comercial do Paraná e desenvolve uma série de ações de responsabilidade social, por exemplo.