Associados: Acicam oferece desconto em certificação digital

Entre os inúmeros serviços disponibilizados as aproximadamente 1.200 empresas e profissionais liberais filiados, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) oferece a emissão de várias modalidades de Certificação Digital. E os associados da entidade desfrutam de expressivos descontos – que chegam até a 23 por cento - ao utilizar o serviço.

Grande número de pessoas – físicas e jurídicas – é atendido todos os meses pela Acicam com o serviço de Certificação Digital, que é uma ferramenta eletrônica cada vez mais utilizada e que para vários procedimentos já é indispensável. Uma sala na sede da entidade foi destinada exclusivamente ao serviço, visando propiciar mais rapidez no atendimento, que é realizado com horário agendado (pelo telefone 44 3518 8000).

A Acicam oferece o serviço através de parceria firmada com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Na entidade é emitido o e-CNPJ (que garante a autenticidade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas), o e-CPF (garante a autenticidade nas transações eletrônicas de pessoas físicas), o NF-e (para emitir notas fiscais eletrônicas) e o CT-e (para empresas que possuem frota para transporte de carga).

A Certificação Digital, que é utilizada por empresas e também pessoas físicas,  identifica e permite ao usuário realizar transações e procedimentos na internet de maneira segura. Atesta, com valor jurídico, a identificação do usuário e garante a transmissão sigilosa dos dados trafegados. Foi criada em razão da necessidade de otimizar processos, com isso gerando aumento em produtividade e diminuindo processos burocráticos, além de oferecer mais segurança em autenticação e transações via web.

O Certificado Digital é necessário em processos nos quais uma entidade, seja ela uma pessoa física, um computador ou até mesmo um website, precisam garantir a sua autenticidade. Funciona através de um esquema de chaves criptográficas (uma pública e outra privada). A Autoridade Certificadora aparece como uma terceira parte que endossa a autenticidade do Certificado Digital.

Vantagens

Inúmeras são as vantagens propiciadas pela certificação digital. Praticamente todos os órgãos públicos já utilizam sistemas com este serviço, pois a segurança contra fraudes e a rapidez na autenticidade, faz com que todos não sofram com processos demorados e burocráticos. Uma diminuição significativa nos custos operacionais é apenas uma das vantagens.

Também é importante destacar que a certificação digital assegura uma série de vantagens para as pessoas físicas. O documento eletrônico de identidade e-CPF ou e-CNPJ é utilizado para garantir a autenticidade dos remetentes e destinatários de documentos e dados que trafegam pela Internet, assegurando sua inviolabilidade. O e-CPF e o e-CNPJ foram criados para facilitar o relacionamento entre os contribuintes brasileiros e a Secretaria da Receita Federal-SRF.

Tanto o e-CPF como o e-CNPJ podem ser utilizados para assinar digitalmente documentos eletrônicos. A assinatura digital é um mecanismo que permite a verificação da identidade do signatário e garante que o documento não foi alterado após a assinatura.